“Primeiro galpão da fábrica da BYD fica pronto em outubro”, diz Baldy em entrevista

Em entrevista ao Valor Econômico, o vice-presidente da BYD no Brasil, Alexandre Baldy, informou que o galpão de 120 mil metros quadrados em Camaçari, na Bahia, deve ficar pronto em outubro deste ano. O local será o ponto de partida da primeira fábrica da BYD no Brasil e estará pronto para receber a linha de produção, de onde sairão os primeiros veículos da marca montados no país ainda este ano.

A BYD, maior montadora de carros elétricos da China, inicia em solo brasileiro sua primeira operação industrial fora do país de origem. De acordo com Baldy, atualmente, cerca de 1,2 mil pessoas trabalham na transformação da antiga fábrica da Ford, que funcionava no local até 2021. “A obra não envolve apenas operários da construção civil, mas também técnicos e engenheiros focados no desenvolvimento de novos produtos”, disse.

O intercâmbio de conhecimento entre Brasil e China está em alta. Em setembro, 100 brasileiros irão para a China, enquanto engenheiros chineses vêm ao Brasil para contribuir com o projeto. Inicialmente, os carros serão montados com kits de peças vindas da China. A nacionalização da produção começará em 2025, com a inclusão de fornecedores de componentes para veículos híbridos movidos a etanol. O equipamento da linha de montagem também virá da Ásia e já está a caminho, segundo Baldy.

Leia a matéria na íntegra!