“Goiás é exemplo em habitação social no Brasil”, afirma Baldy

O presidente da Agência Goiana de Habitação (Agehab), Alexandre Baldy, destaca a referência de Goiás em políticas públicas de habitação no cenário nacional. Por meio do programa Pra Ter Onde Morar – Casas a Custo Zero, inédito no Brasil, a Agência tem repaginado a habitação no estado. “A iniciativa tem rompido ciclos de vulnerabilidade e transformado a vida de milhares de famílias goianas, com foco em garantir moradia digna a quem mais precisa. O que estamos construindo é uma nova realidade. Goiás é hoje exemplo em habitação social no Brasil, graças a um trabalho sério, transparente e com compromisso social”, afirma Baldy.

A modalidade de casas a custo zero conta com 4,2 mil unidades habitacionais em construção em 83 municípios e já ultrapassou a marca de 3,4 mil moradias entregues em 155 cidades goianas. As moradias são totalmente gratuitas, sem boletos, promissórias ou contrapartidas, e construídas com material de qualidade e infraestrutura completa.

“Quando políticas habitacionais são bem executadas, os impactos são profundos: a casa própria significa pertencimento, segurança e um recomeço para muitas famílias”, reforça Baldy, que há dois anos atua à frente da Agehab.

Além da gratuidade, as casas são pensadas para garantir acessibilidade e autonomia. Os projetos contemplam banheiros adaptados, portas mais largas, espaços internos ampliados, calçadas externas acessíveis e quadros de energia posicionados em altura adequada para pessoas com deficiência ou idosos.

Um diferencial que emociona a cada entrega é a doação de móveis essenciais por iniciativa pessoal de Baldy, que destina seu salário como presidente da Agehab para mobiliar uma unidade em cada novo lote entregue. “Ver a alegria de uma família entrando em casa e já encontrando sofá, geladeira, fogão, cama e televisão é indescritível. É a realização de um sonho”, relata o presidente.