O Jornal O Popular publicou artigo de opinião nesta quinta-feira (16), assinado pelo presidente da Agência Goiana de Habitação (AGEHAB), Alexandre Baldy, em que ele fala sobre a repaginação na habitação goiana por meio de ações concretas e revolucionárias.
Leia a íntegra do artigo.
Impacto profundo na habitação
Programa inédito no Brasil, o Casas a Custo Zero da Agência Goiana de Habitação (Agehab) alcança um total cada vez mais amplo de municípios goianos. Cientes do nosso papel na reconfiguração das políticas públicas de habitação no estado, temos trabalhado para romper ciclos de vulnerabilidade e alcançar famílias que mais precisam. Hoje, temos 4,2 mil casas em construção em 83 cidades goianas.
Sabemos que quando as políticas habitacionais são bem executadas elas promovem impactos profundos na vida de uma família. É na moradia digna que se estabelece o senso de pertencimento, que se constrói os cotidianos, que se cria os filhos e que as histórias de vida são escritas. Há dois anos faço parte desta virada histórica em Goiás.
As casas são construídas com material de primeira qualidade, priorizando a boa infraestrutura, e são entregues sem qualquer cobrança, sem boletos ou promissórias para as famílias. As construções possuem acessibilidade para atender ao público, com alterações que envolvem a colocação de corrimão no banheiro, vaso sanitário adaptado, aumento do espaço interno e portas mais largas para possibilitar a entrada de uma pessoa que usa cadeira de rodas, por exemplo.
O quadro de distribuição de energia fica a uma altura mais baixa e as calçadas externas são mais largas, permitindo o melhor deslocamento. São casas adaptadas e pensadas para pessoas com dificuldades de locomoção e, também, idosas, para dar dignidade e autonomia às famílias que ali residirão.
Já alcançamos 155 municípios no estado e entregamos mais de 3,4 mil moradias dignas. Em todas as entregas, tive a oportunidade de mobiliar com a doação de meu salário de presidente da Agehab uma unidade com os principais móveis da casa, e posso dizer que a alegria de ver a emoção de pais e mães de família entrando pela primeira vez em seus lares com sofá, tv, cama, geladeira e fogão é indescritível. É o desejo do coração de toda família.
Para além da dignidade do acesso à moradia, as construções das casas a custo zero evidenciam um impacto contínuo na geração de emprego e renda. Somente no ano passado, a Agehab garantiu 4.412 mil empregos diretos com o Casas a Custo Zero e 7.942 mil indiretos em todo o estado.
Enquanto que, no acumulado de 2019 a 2024, a Agência foi responsável pela geração de mais de 10 mil empregos diretos com o programa e mais de 18 mil indiretos somente com esta modalidade.
Sob a diretriz do governador Ronaldo Caiado e em parceria com o Goiás Social, coordenado pela primeira-dama Gracinha Caiado, trabalhamos para entregar 10 mil casas sem custo até o final de 2026. Uma iniciativa do governo que tem como meta garantir acesso à moradia digna a famílias com renda de até um salário mínimo.
Para isto, fortalecemos parcerias com as prefeituras. Cabe ao poder público municipal doar a área totalmente regularizada para a construção das casas. A atuação conjunta entre Agehab e prefeituras é essencial para o sucesso do programa. Assim vamos transformando vidas e garantindo moradia digna para milhares de goianos. Com transparência e compromisso social.
Alexandre Baldy é presidente da Agência Goiana de Habitação (Agehab)
O presidente da Agência Goiana de Habitação (Agehab), Alexandre Baldy, destaca a referência de Goiás em políticas públicas de habitação...
O presidente da Agência Goiana de Habitação (Agehab), Alexandre Baldy, anunciou ao lado do prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, um...
O presidente da Agência Goiana de Habitação (Agehab), Alexandre Baldy, destacou a ampliação dos programas habitacionais de Goiás, ao entregar...
Programa Pra Ter Onde Morar – Construção já entregou mais de 3,2 mil moradias totalmente gratuitas O presidente da Agência Goiana...